teste banner lc

30/01/12

"Renda em Vidro" de Manuela Castro Martins


Exposição - Renda em Vidro de Manuela Castro Martins de 2 a 16 de Fevereiro de 2012

Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos Porto
Entrada Livre

Inauguração a 2 de Fevereiro, Quinta, 21h00 Com a presença da artista

O Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos inaugura a 2 de Fevereiro, Quinta-feira, às 21h00, a exposição peças “Renda em Vidro” de Manuela Castro Martins.
A inauguração da exposição, que reúne cerca de 30 trabalhos de Manuela Castro Martins, realizados entre 2011 e 2012, vai contar com a presença da artista.
A mostra está patente no Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Porto, de 2 a 16 de Fevereiro, todos os dias, incluindo Sábados, Domingos e feriados, das 10h00 às 20h00 (entrada gratuita).

Sobre a exposição, Manuela Castro Martins afirma: “ Nunca consegui aprender a fazer renda: cada tentativa minha levava a controlados ataques de riso da minha mãe que, em vão, se esforçava por fazer-me aprender os movimentos. A renda ficou assim, para mim, no mundo dos enigmas irresolúveis. Esta podia ser a explicação para um conjunto de trabalhos que são, finalmente, renda feita por mim. Mas foram o acaso e a fortuna que me levaram até esta renda em vidro, no fim de um longo tempo de investigação. Assim, não me será possível descrever um processo que segue tantos fios até ao momento em que os nós e os dedos se tornam desenhos a imitar as mães e os seus belos trabalhos, homenageados aqui”.

Manuela Castro Martins nasce em 1964 em Alcobaça. Passa a infância no Douro. Em 1979 vai viver para o Porto, onde estuda Direito. Após a conclusão da licenciatura, exerce actividade como advogada durante alguns anos. Em simultâneo, inicia uma série de trabalhos em vidro fundido na área da decoração. Em 2001 assume a criação em vidro como opção de vida. Desde então tem desenvolvido uma série de trabalhos para as mais diversas e prestigiadas insígnias, nomeadamente na área da hotelaria. Em 2003 concebe e executa o troféu de participação do V Congresso Lacoste que decorreu em Évora. Nesse mesmo ano, participa na exposição “Atípico – Objectos Contemporâneos”, que esteve patente no Convento de S. Francisco, no âmbito de Coimbra, Capital Nacional da Cultura. Desenha e executa o troféu de participação do FITEI- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica no Porto, em 2006, e em 2009, o troféu de participação do Ciclo Internacional de Concertos “Porto, cidade dos Orgãos”. Já elaborou trabalhos para vários hotéis como o Hotel Ceasar Park, em Sintra, o Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, o Vila Sol – Spa e Golf Resort, em Vila Moura, o Hotel Read’s Palace, no Funchal, e o Four Seasons Hotel des Bergues, em Genève, na Suiça.

Sem comentários: