teste banner lc

22/03/11

Casa de Linhares - Lisbon, Portugal


A Casa de Linhares é uma das maiores referências no que toca a casas de Fado lisboetas. Quando passava mais tempo em Lisboa, por vezes sozinho, não raras vezes fazia uma visita aos meus amigos que ali se encontravam. Normalmente chegava tarde, final da noite, e por isso me arranjavam sempre um lugar resguardado onde fumava os meus cigarros e bebia os meus licores beirões com gelo. O Fanha e a restante trupe não eram simples empregados de restauração, eram guarda de honra e cicerones dos momentos solenes que ali se viviam e vivem.
Quando as luzes baixam e a porta de serviço se fecha entram, enormes, aquelas mulheres e esses homens de xailes e guitarras para, depois de um momento de concentração, em que paramos a respiração não querendo perturbar o silêncio, cantarem e tocarem as mais belas canções de amor e de vida... ali... ao alcance do nosso abraço, dos nossos sinais de alegria ou tristeza que a música provoca, fazendo-nos sentir uma irresistível paixão pela vida e pelo que ela nos oferece.
Mais tarde, no Bacalhau de Molho... perdão, na Casa de Linhares apaixonei-me e hoje acredito que aquele ambiente e aquelas músicas foram pilares para construir este amor que ainda sinto.
Já tenho saudades da Casa de Linhares!

1 comentário:

Nits disse...

Herói do Mar :)