teste banner lc

06/04/11

Film Socialism - Jean-Luc Godard


Talvez não seja o melhor filme de Jean-Luc Godard
Talvez não seja o mais fácil de entender… mas “Film Socialism” é um filme memorável, não no sentido de ser um dos melhores filmes de cinema que já vi, mas pelo conceito e metáforas que o realizador introduz na narrativa.
As metáforas podem ser subjectivas mas indiscutivelmente são uma análise da democracia dos nossos tempos. Uma boa parte do filme (1/3) gira à volta de uma gasolineira, de uma família e dos seus animais. Um Lama e um Burro num posto de abastecimento podem muito bem representar os sul americanos e os norte americanos (o burro é um dos símbolos dos Democrats, Partido de Obama); uma criança com uma t-shirt da CCCP que por um lado é mau e não tem medo de ninguém mas que por outro, quando adormece, sonha com a vida americana (traduzida no jazz) pode ser a critica a um país, outrora forte e poderoso, que vive à sombra de glórias passadas mas que no fundo sonha ser o que não é.
Enfim, dentro da subjectividade, é um filme memorável ou então como dizia outra espectadora à saída: “o Godard pirou de vez! Nem o Manoel de Oliveira, com a idade que tem, faz uma coisa destas!”

Sem comentários: